Osmar Terra fora do MDB

11/06/2021
foto: Marcos Corrêa/PR
foto: Marcos Corrêa/PR


Osmar Terra pode estar de malas prontas para deixar o MDB. A decisão teria sido motivada por dois motivos: o primeiro mais passional, uma vez que o deputado está sendo constantemente criticado por alas do partido e o segundo mais estratégico, uma vez que Terra planeja concorrer ao governo do estado e não tem espaço dentro do MDB.

O deputado já vinha sofrendo uma grande resistência dentro do partido desde sua aparente guinada para a direita, que segundo consta, teria surpreendido muitas pessoas e ganhou ainda mais destaque com seu nome sendo constantemente citado na CPI do Renan Calheiros.

A intenção do deputado de concorrer ao Governo do Estado não é nova, no entanto, dentro do MDB as chances são raras, uma vez que o atual presidente da sigla no estado, Alceu Moreira, quer ser candidato e é mais forte que Terra dentro da sigla. 

Havia até quem projetasse o nome de Terra para concorrer a uma vaga ao senado, mas com José Ivo Sartori na jogada, é impossível para o ex-prefeito de Santa Rosa conseguir a indicação, sobrando para ele apenas dois caminhos: concorrer novamente para Câmara dos Deputados ou sair do partido. A informação que consegui é de que ele deve sair do partido.

Existem dois caminhos para Terra buscar a cadeira principal do Palácio Piratini: PSL ou Patriotas. O primeiro já entrou em contato com o deputado oferecendo abrigo. O segundo poderá ser o caminho para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro.

Ambos os partidos devem manter parceria com Bolsonaro, e Osmar garantiria assim um palanque  no estado para a disputa pela reeleição. Dos pretendentes ao Piratini, Osmar Terra é o que goza a maior simpatia do presidente, por mais que hajam outros nomes próximos a cadeira presidencial que pretendam disputar a vaga.

Caso se confirme, a saída de Osmar Terra do MDB poderá impactar na política regional, já que alguns nomes importantes da sigla por aqui mantem relação muito próximo com o deputado.