Exército vai jogar game

24/06/2020

America´s Army, é a inspiração para o jogo brasileiro
America´s Army, é a inspiração para o jogo brasileiro

Leio hoje a notícia de que o Exército Brasileiro vai lançar um game de tiros, intitulado "Missão Verde Oliva". Será um jogo de gráficos realistas aos moldes do Call Of Duty, onde o jogador será um soldado brasileiro defendendo o território de uma invasão por um país fictício.

O jogo vai ser desenvolvido por uma empresa brasileira, usando recursos do exército e tendo a consultoria dos militares para desenvolvimento das ações táticas e outras características. Permitirá jogabilidade online, com interação entre jogadores e uma versão solo, onde o jogador joga sozinho. O game não vai permitir o jogador ser invasor, ou seja, ele será sempre soldado brasileiro e isso também vai impedir confrontos de usuário contra usuário.

Segundo o exército jogo será inspirado no America´s Army, game criado pelo exército americano em 2002 e que tinha como objetivo atrair simpatia entre os jovens de 16 a 24 anos em relação à atuação dos militares na defesa da pátria. O objetivo do jogo "Missão Verde Oliva" será a mesma.

Pesquisei rapidamente o custo de desenvolvimento de um jogo nesses moldes. América´s Army custou 154 milhões de reais, em suas atualizações e versões. Ele foi amplamente jogado pelo público jovem americano e é inclusive usada para treinamento das tropas americanas. Já o Call Of Duty, líder do mercado nesse tipo de game, teve um custo de desenvolvimento de 1,2 bilhão de reais.

O exército não informou o custo do projeto, mas informou que ele será distribuído gratuitamente.