A chapa dos sonhos do PT

14/06/2021
Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Apesar de o cenário nacional pouco ter se renovado no Partido dos Trabalhadores, tanto que Lula será o candidato a presidente, mais uma vez, por aqui a sigla busca uma renovação para a disputa para o Governo do Estado.

O candidato ao governo do estado está definido: Edegar Pretto será o candidato. O deputado estadual já havia sido cogitado para disputar o Piratini em 2018, mas na época me confidenciou pessoalmente que não era a sua hora e de que dificilmente alguém tiraria a eleição de Eduardo Leite. Estava certo.

Para vice uma grande parte da sigla sonha com o nome de Manuela d'Avila. Ela é um fenômeno de votos, queira ou não, é um dos principais nomes da esquerda no estado. Foi duas vezes a deputada federal mais votada do estado, uma vez a deputada estadual mais votada, foi vice na chapa de Haddad em 2018, chegando ao segundo turno e na disputa para a prefeitura de Porto Alegre, chegou ao segundo turno.

Manuela tem uma trânsito muito bom nas periferias, entre as mulheres e entre os jovens, tendo sua base eleitoral na região metropolitana, enquanto que Edegar é muito próximo da agricultura familiar e um fenômeno de votos no interior do estado. É uma boa estratégia a união dos dois.

A chapa dos sonhos do PT se consolidaria com uma parceria com o PDT, oferecendo todo o apoio para que Romildo Bolzan Junior concorra ao senado.

Essa última parte da chapa perfeita está cada vez mais distante. Primeiro porque o PDT quer um palanque para Ciro Gomes no estado e para isso precisaria ter um candidato a governador, por outro lado, o presidente do partido, Darci Pompeo de Mattos tem seguido o ritmo de Ciro Gomes e atacado Lula nas redes sociais.

Caso essa parceria com o PDT não ocorra existem dois nomes que são citados no PT em possíveis candidaturas ao senado: Miguel Rosseto e Tarso Genro.